

Licenciatura em Design Industrial pelo IADE, 1996. Menção honrosa no concurso Zanussi IADE, 1996. Pós Graduação em Design Industrial pela Glasgow School of Art e Centro Português de Design, 1997. Designer Industrial na Metalúrgica do Levira, S.A. 2º lugar no concurso Mobilis 2000, inserido na 1ª bienal de Design de Mobiliário de Paços de Ferreira. 1º Lugar no Concurso Nacional de Design "Em Português", 2002 na área de mobiliário de escritório. Actualmente trabalha por conta própria principalmente em design de produto e design de stands.


MANUEL ALVES nasceu em Montalegre.
Em 1976 abre a sua própria loja masculina no Porto.
JOSÉ MANUEL GONÇALVES é natural de Abrantes.
A sua colaboração data de 1984, quando decidem em parceria inaugurar duas lojas no Bairro Alto em Lisboa, para comercializarem as suas colecções de Homem e Senhora. Em 1985 apresentam-se no Palácio do Correio Velho, e desde então têm vindo a mostrar regularmente as suas colecções, incluindo as apresentadas no âmbito da Moda Lisboa.
Ao longo do seu percurso a inovação, o rigor, a qualidade e o humor, fizeram sempre parte do seu léxico artístico, captando uma clientela das mais relevantes em todos os sectores da vida social e artística do País.
ATELIER
ALVES/GONÇALVES
Rua das Flores, 105 1º Dto.
1200-194 Lisboa
Tel 213463125/6/7
Fax 21 347 51 37


Fernando Brízio é Licenciado em Design de Equipamento (1996) pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, cidade onde vive e trabalha.
Deste 1999, tem desenvolvido produtos, espaços expositivos, cénicos e interiores para inúmeras empresas e instituições como: Details, DroogDesign, Atlantis, Rui Horta, Modalisboa, Intramuros, Lux/ Loja da Atalaia, Experimenta Design, CCB, Galeria KREO (Paris) entre outras.
Foi comissário do projecto S*Cool Ibérica 2005 e foi professor convidado na ECAL- Ecole Cantonal d´art de Lausanne. É professor e coordenador do curso de Design Industrial da ESAD.CR e, nos últimos anos, colaborou na concepção de vários cursos de licenciatura e mestrado na área do design. Tem participado em diversas conferências e júris em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho tem sido exposto e publicado internacionalmente e faz parte de várias colecções.


23 – 08 – 1975
Licenciado em 1999 em Arquitectura de Design pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. O seu trabalho vai do Design de Equipamento à Cenografia, passando pelo Design de Exposições e de Comunicação. Integra actualmente o departamento de Brand Design da BrandiaCentral na área de Design Industrial. Foi responsável pelo Departamento Criativo da JR Consultores e colaborou com Miguel Vieira Baptista em design de exposições e de produto. Frequenta actualmente o Mestrado em Design da Faculdade de Arquitectura de Lisboa.


Miguel Vieira Baptista (1968) vive e trabalha em Lisboa. Graduou-se em 1990 em Design Industrial no IADE e em 1993 concluiu Pós-Graduação em Product Design pela Glasgow School of Art. Desde 2000 o seu atelier tem desenvolvido projectos de Design de Produto, Design Expositivo e de Design de Interiores para empresas como: Authentics, Asplund, Atlantis, Centro Cultural de Belém, Experimentadesign, Galeria Cristina Guerra, ICEP, Loja da Atalaia, ModaLisboa, Presidência da República Portuguesa, Tema, Vista Alegre, entre outros.
Miguel Vieira Baptista
Rua das Fontainhas 76
1300 257 Lisboa, Portugal
T + 351 213 623 524
F + 351 213 623 523


Nasceu em Angola(Cabinda), em 1978. É licenciada em design industrial, pela E.S.A.D, Caldas da Rainha. Iniciou o seu percurso profissional no curso de inserção de designers no sector da cristalaria da Marinha Grande. Desde 2002, tem vindo a desenvolver design de produto/moda. Participou em várias exposições de design, nacionais e internacionais. Após ter colaborado com algumas marcas nacionais,cria em 2005 a sua própria marca de acessórios de moda, intitulada SUSHI, assumindo a direcção de arte da mesma.


Nasceu em Lisboa em 1963.
Licenciado em Design de Equipamento, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, 1987.
Lecciona, como assistente convidado, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Exerce a profissão de Designer, em atelier próprio, desde 1987, tendo realizado trabalhos nos campos do interiorismo, design gráfico, montagem de exposições, cenografia, sinaléctica, mobiliário, iluminação, equipamento urbano e produtos industriais em Portugal, Itália, França e Alemanha.
Recebeu o Prémio Nacional de Design em1999.
Está representado, com três obras, na colecção do Museu de Design de Lisboa.


Rui Sampaio de Faria nasceu em Moçambique em 1965 e licenciou-se em Design Industrial no IADE, em Lisboa. Especializou-se em Design de Produto na École Nationale Supérieur de Création Industrielle, Les Ateliers, em Paris, e na Domus Academy de Milão. Trabalho desde design automóvel, motociclos, mobiliário, packaging a design de produto. Integrou a Novodesign em 1995 como Senior Designer, Design Manager em 1996, Design Director em 1997. Em 2001 Industrial Design Team Director na Brandiacentral. Foi professor convidado na Universidade Lusiada, conferencista na Universidade Lusófona e ESBAL.
Prémios: Ouro da categoria pakaging, Grande Prémio do Festival Clube de Criativos Portugal 2006, Ouro do ADC*E, iF Excellence Design award, red-dot: best-of-the-best award 2006 e Gold IDEA 2006.
Em 2006 funda a SnorD: uma agência vocacionada para a inovação em Branding, Design de comunicação, Design de interiores e de Produto, área que dirige.


Em 2002, Reed Kram e Clemens Weisshaar fundaram o KRAM/WEISSHAAR, em Munique e Estocolmo, tendo como objectivo o design de espaços, produtos e meios. Nele emprega designers, arquitectos e engenheiros da Alemanha, Espanha, Suécia, Reino Unido, EUA e Japão.
Os seus projectos germinais para as Lojas Epicentro da PRADA, em Los Angeles e Nova Iorque, com Rem Koolhaas, e o seu trabalho para a AUTHENTICS, CLASSICON, MOROSO e PORZELLAN MANUFAKTUR NYMPHENBURG, acumularam rapidamente um amplo reconhecimento internacional. Verdadeiramente inovador para Kram e Weisshaar foi o projecto BREEDING TABLES (iniciado em 2003 e ainda em curso). Este projecto, com a sua abordagem em relação ao desenvolvimento inteligente do entrelaçamento do produto e do design de media, tira, ao mesmo tempo, partido das capacidades tecnológicas mais recentes, que sublinha de forma paradigmática. O produto de BREEDING TABLES são mesas — não uma única para ser copiada, mas um número indefinido de mesas diferentes. Com BREEDING TABLES, os designers despedem-se da ideia de desenharem um produto destinado ao fabrico em massa, como uma reprodução do protótipo original. De facto, desenvolveram um processo que permite a produção de uma série de produtos diferentes entre si — batendo o potencial total das actuais tecnologias de produção.
Os projectos de KRAM/WEISSHAAR assentam numa nova forma de produto integrado e de desenvolvimento do processo — portanto, numa nova perspectiva do design.
Os trabalhos de KRAM/WEISSHAAR foram incluídos nas mais famosas colecções de design, em todo o mundo, designadamente o MUSEU DE ARTE MODERNA, em Nova Iorque, o CENTRO POMPIDOU, em Paris, a FUNDAÇÃO PRADA, em Milão, a TRIENNALE DI MILANO DESIGN MUSEUM, em Milão, a PINAKOTHEK DER MODERNE, em Munique, o Museu VITRA DESIGN, em Weil-am-Rhein, e ainda em diversas colecções privadas.


Ed Annink preocupa-se com o porquê do design e para quem realiza e produz os projectos de design. Quer conhecer os motivos internacionais genéricos e específicos do design. Quer estabelecer uma ponte entre a cultura e a economia, envolvendo culturas e subculturas. A qualidade está na sua curiosidade e no talento para juntar pessoas e actividades.
Ed Annink é parceiro do estúdio de design multidisciplinar Ontwerpwerk, na cidade Haia, na Holanda. Trabalha à escala internacional como designer de produtos, curador, precursor e escritor. Desenvolve ainda o seu trabalho ao nível das melhores marcas internacionais, como a Driade, a Authentics, a Droog Design, a Royal VKB e a Purple South. Muitos dos produtos e exposições que realizou, e de que foi curador e criador, receberam prémios e foram expostas noutros locais. Como interessado na cultura do design, e como consultor em design, colaborou em diversas iniciativas internacionais de design. Como organizador e professor foi reitor do FunLab A Masters Degree, o mestrado em Experiência e Design de Argumentos, na Academia de Design de Eindhoven, na Holanda. Como professor, criou um processo de design conceptual inovador, baseado em imagens. Com esta “caixa de ferramentas de imagem”, organizou, em conjunto com o Museu Vitra Design, diversos workshops internacionais de Verão, em França. Annink elaborou diversos catálogos e livros relacionados com o design, entre os quais: Bright Minds, Beautiful Ideas (2003), Lovely Language (2008) e Gerd Arntz (2009).
A monografia 'Ed Annink, Designer' foi publicada em Abril de 2002, tendo ele sido intendente, curador e organizador do Utrecht Manifest 2007 (Manifesto de Utreque 2007). No Verão de 2010, será inaugurada em Haia e Berlim a primeira edição da bienal internacional ‘Design and Government’, de que Annink será o precursor e intendente.
Links:


(País Basco, 1965)
Actualmente vive e trabalha em Barcelona.
Licenciado em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, especializou-se em Design. Lecciona História do Design na Escola Elisava. Colabora com diversas empresas como Designer Industrial, actividade que alia ao seu trabalho de pesquisa, o último dos quais foi integrado em diversas exposições individuais e conjuntas, em Barcelona, Milão, Berlim, Viena, Paris, etc.. Alguns dos seus projectos foram também editados em prestigiadas publicações internacionais.
Tem trabalhos seus incluídos na colecção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, no Museu Vitra de Design, no Museu de Artes Decorativas de Barcelona e no Centro de Arte La Panera, em Lérida (Espanha).
Recebeu recentemente o Prémio Cidade de Barcelona, o Prémio Delta de Plata 2007, o Prémio FAD de arquitectura/efémeros 2008, e o Design Plus 2009.


(Barcelona 1964)
Tem formação académica como designer industrial e de interiores, em Barcelona e Milão. Em 1994, a viver em Berlim, formulou uma nova maneira de compreender a cultura dos produtos. Guixé começou a expor o seu trabalho em 1997, um trabalho que se caracteriza pela busca de novos sistemas de produtos, a introdução do design ao nível da indústria alimentar e a apresentação através do desempenho. O seu olhar não convencional proporciona ideias luminosas e simples, de uma seriedade curiosa. Está sediado em Barcelona e Berlim e trabalha como Designer para empresas em todo o mundo.
Alessi, Authentics, Camper, Cha-cha, Chupa-Chups, Corraini, Danese, Dentsu, Desigual, Droog Design, Drill, Galeria H2O Barcelona, Imaginarium, Isee2, Kesselskramer, Magis, Moleskine, Nani Marquina, Rome Film Festival, Saporiti Italia, Very Lustre, Watx


Mats Theselius trabalha na área entre a arte e o design. Dedica-se à execução de diversas encomendas de trabalhos de design, assim como à sua própria produção. Exemplo: exposições, design de cena, instalações, livros, filmes, música. Mats Theselius dedica-se ainda ao fabrico de cadeirões de braços, feitos à medida.


Maxim Velčovský (nascido em 1976) dedica-se ao design de produtos e ao seu contexto, dando um novo significado aos objectos antigos, num processo que ele designa por -restarting-(recomeço).
Em 2002 foi co-fundador do Qubus Studio, juntamente com Jakub Berdych, uma plataforma multidisciplinar, que resulta da sua experiência única na Europa de Leste. Para além do seu trabalho com o Qubus, Velčovský é director criativo do fabricante de mobiliário "UP závody". Tem participações em sessenta exposições colectivas, e as suas peças integram colecções de diversos Museus. Em 2007, a Fork incluiu-o na lista dos 100 mais excepcionais jovens designers de produtos.


Richard Hutten nasceu em Zwollerkerspel, na Holanda, em 1967. Estudou design industrial na Academia de Design de Eindhoven, entre 1986 e 1991 e, após a sua licenciatura, abriu o seu próprio gabinete de design.
Actualmente, Richard Hutten é geralmente considerado um dos Designers holandeses com maior êxito e influência a nível internacional. Aclamado como 'o novo Rietveld', é membro essencial do Droog Design, em que tem estado envolvido desde que iniciou a sua carreira em 1993.
Trabalhou numa série de projectos, desde design industrial, design de mobiliário e design de interiores.
Richard Hutten tem recebido diversos prémios, incluindo o Design Plus, em Frankfurt, em 1996, e o prémio Golden Monkey, em Tóquio, em 2001.
Trabalha e vive em Roterdão e é pai de dois rapazes, Abel e Boris.


Robert Stadler nasceu em Viena, em 1966. Estudou design no Istituto Europeo di Design, em Milão, e depois, na ENSCI / Les Ateliers, em Paris.
Em 1992 foi co-fundador do grupo RADI DESIGNERS e desde 2000 desenvolve o seu trabalho de forma individual.
Para além da sua actividade de designer, Robert Stadler dedica-se igualmente ao ensino. Em 2009 é professor convidado da HFBK (Escola Superior de Educação Artística e Científica), em Hamburgo.
O seu trabalho está patente em diversas colecções privadas e públicas, designadamente a Fondation Cartier, a FNAC, a FRAC Nord-Pas de Calais.
Trabalha regularmente para clientes como a Académie des César, o Grupo Costes, a Dior e a Ricard.
Robert Stadler intervém em áreas muito diversas, destruindo todas as hierarquias entre propostas livres e propostas industriais e públicas. Explora o espaço de exposição, a fim de misturar as categorias habituais da arte e do design. Questiona o estado do objecto como obra de arte ou produto, assim como a fronteira entre preciosidade e humildade, elegância e vulgaridade, sério e absurdo. Alguns temas, como a ‘identidade’, o ‘deslizar’ e a ‘dissolução’ misturam-se na maioria dos seus projectos.
Robert Stadler é representado pela Galerie Emmanuel Perrotin, em Paris, e pela Galeria Carpenters Workshop, em Londres.
Vive e trabalha em Paris e no Rio de Janeiro.


Designer Internacional, nasceu na Índia e vive actualmente em Amsterdão. É Licenciado em Engenharia, Mestre em Design, na Índia, e em Design Avançado de Produtos, na Suíça, trabalhou depois em Design, na Philips – criando produtos inovadores nas áreas da comunicação digital e dos transportes. Em 1998 abriu o seu próprio gabinete de design em Amsterdão, contando entre os seus clientes com empresas e organizações de nomeada, como a Alessi, Bosa, Cappellini, Colombo Design, Erreti, Magis, Moroso, Tubes (Itália), CRAFT (França), Offecct, Väveriet (Suécia) e Material ConneXion (EUA).
Trabalha numa vasta gama de disciplinas, trazendo assim para o seu design uma série de novas perspectivas, numa diversidade de fortes influências culturais. O seu design emana do diálogo cultural, sintetizando novas aplicações de materiais e tecnologias, com grande ingenuidade. Os seus trabalhos encontram-se em diversas colecções públicas, entre as quais a do Museu Stedelijk, em Amsterdão, e o Centro Pompidou, em Paris.




Estudou Design Industrial, tendo-se licenciado em 1983. Fundou o Ginbande Design, que se centrou num trabalho conceptual na área do design de mobiliário. Fundou igualmente o Estúdio Uwe Fischer, em Frankfurt, que é especializado em projectos de interface entre design industrial e arquitectura.
Em 2001 foi nomeado para a cátedra de Design Industrial na Academia de Artes Aplicadas, em Estugarda. Uwe Fischer vive e trabalha em Frankfurt am Main, na Alemanha.